15 de maio de 2010

Erupções vulcânicas na cidade de José Bonifácio-SP?



Clique na foto ver tamanho original. 


“As erupções no vulcão localizado sob a geleira Eyjafjallajoekull, na Islândia, causaram transtornos em toda a Europa, a fumaça expelida pelo vulcão impediu o tráfego aéreo em diversos países europeus, afetando as conexões no mundo todo....”

Mas essas fumaças das fotos embora pareçam com erupções vulcânicas se originam nas queimadas nos gigantescos canaviais no município de José Bonifácio-SP.

A polemica das queimadas nos canaviais é alicerçada nas bases econômicas predatórias de um lado, de outro nas poluições desumanas que sujam as cidades, fazem mal a saúde das pessoas, alem do assassinato de milhares de seres vivos entre insetos e animais silvestres de todos os tamanhos.

Além disso surgem casos de maltrato a trabalhadores no corte de cana (Faltam-lhes roupas de proteção e ferramentas adequadas), alguns casos o da escravidão explicita, ou mascarada nos baixos salários.

É uma balança difícil de encontrar o equilíbrio, precisamente porque nossos políticos e empresários priorizam os lucros. Lucros que poderemos classificar como um bumerangue: que levanta voo, mas a descida é sempre uma incógnita.


Um comentário:

Blog do Morani disse...

Essa notícia que nos é dada por Rivaldo - titular do blog Painel Mundus 777-R - de José Bonifácio,é oportuna e tem o espírito informativo tão claro e evidente aos que se interessam e se preocupam, como ele, pelo bem estar de todos, da preservação da Natureza como ela se apresenta e, ainda, pela vida animal, que não se pode fingir que essas coisas não existam. Existem e com redobrada manutenção do que é não só ilegal, porém uma contundente agressão à vida de modo geral. Creio mesmo que esse cogumelo, até muito bonito, que se eleva à atmosfera da cidade de José Bonifácio, seja ele tão mais virulente que o do vulcão Eyjafjállajoekull, na Islândia, que paralizou o sistema de transporte aéreo na Europa. Lá, o fenômeno é natural; lá, em José Bonifácio, o "fenômeno" é criminoso, perverso e parte não do interior do planeta, mas de cabeças cujas preocupações são as cifras, ou seja: os lucros, que arrolam de todas as maneiras com os mais diversos expedientes como trabalho escravo, salários irrisórios e ausência de vestimentas apropriadas à prática da profissão; se não for considerado profissão, o corte de cana será, sempre, uma ocupação de grande massa de pessoas sem preparo para exercer outros ofícios, e não uma tarefa aleatória. Cadê nossas autoridades?
Subir a palanques para despejar palavras "enfeitadas" com o fito de enganar os eleitores é fácil e prático. Quero ver é eles "descerem" de seus sonhos de poder e usar seus "poderes" para acabar com essa afronta a toda uma Nação.