8 de agosto de 2011

A PRIMEIRA BOMBA ATÔMICA QUE MARCOU PARA SEMPRE A HISTÓRIA DA HUMANIDADE




Genebra, 06 ago (RV) – Hoje, 06 de agosto, é uma data que não pode passar em branco para o mundo. É o aniversário de 66 anos do bombardeio atômico estadunidense sobre Hiroshima, no Japão. Era o ano de 1945, no contexto da Segunda Grande Guerra. Três dias depois, 09 de agosto, portanto, outra bomba atômica foi lançada, dessa vez sobre Nagasaki. As conseqüências são sofridas pelo povo japonês ainda hoje.
.
Por isso, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) difundiu uma declaração para relembrar a data. E lê-se na mensagem que “a cada agosto, com pesar mas também com esperança, nosso pensamento vai àqueles que sofreram com esses bombardeamentos”. O documento, aliás, intitula-se “Não Podemos Viver com tais Perigos”, em clara referência à energia atômica.
.
“Certamente – continua a nota – o memorial mais bonito que se poderia fazer para o meio milhão de vítimas de Hiroshima e Nagasaki seria o de eliminar as armas nucleares enquanto ainda vivem os sobreviventes daquele episódio”.
.
O Conselho Mundial de Igrejas expressou apressamento pelo acordo assinado entre Estados Unidos e Rússia, no ano passado, segundo o qual ambos comprometeram-se em diminuir gradativamente o seu arsenal atômico. Contudo, o CMI lembra que, mesmo em meio a crise, enormes somas têm sido aplicadas para modernizar o arsenal atômicos de vários países.
.
Encerra-se o documento com as palavras do Patriarca Ecumênico Bartolomeu I: “A nossa situação atual é sem precedentes na história, pois nunca antes foi possível para o ser humano eliminar tantas pessoas ao mesmo tempo e também grandes proporções do planeta”.
.
E lê-se, por fim, ainda retomando as palavras o Patriarca: “Estamos diante de circunstâncias completamente novas, as quais exigem um empenho radical pela paz. Como Igrejas, não podemos aceitar ameaças dessa magnitude, e como membros da família humana, não podemos permitir que perigos tão grandes fiquem sem resposta”. (ED)



----------------------------------------------------





06 de Agosto de 1945:
O maior horror cometido contra a humanidade.

No dia 06 de Agosto de 1945 , 8,15 da manhã na cidade de Hiroshima-Japão, a Little Boy nome da primeira bomba atômica foi lançada do avião bombardeio B-29 chamado de Enola Gay . Matou mais de 80 mil pessoas instantaneamente e milhares por causa da irradiação ou ferimentos.

Nuclear: a mais terrível energia descoberta pelo homem, aquela explosão equivale a uma bombinha de São João comparadas com as de hoje, que além da destruição pode provocar um nuvem nuclear obstruindo a passagem dos raios do sol por meses viveremos nas trevas,sem estrelas, sem lua, só escuridão, isso dizimará a vida na Terra porque nenhum ser vivo conseguirá sobreviver ao intenso frio.

Como todos os atos de destruição do homem tem um objetivo ou desculpas,as bombas de Hiroshima 80 mil mortes e Nagasaki com 100 mil mortes, foi acabar com a 2ª. Guerra mundial com extermínio de milhares de vidas humanas inocentes: crianças, velhos, homens, mulheres, animais e um terrível dano ao meio ambiente. Vamos refletir sobre isso!!!


Não haveria uma forma menos covarde de forçar a rendição do Japão?

Para alguns historiadores o Japão iria se render porque seu exército já estava aniquilado e já haviam pedido a Russia a intermediação na negociação para sua rendição, eles queriam apenas preservar o seu Imperador Hiroíto e a monarquia, mas as bombas pode ter tido outro endereço a guerra fria que já se mostrava no horizonte entre americanos e soviéticos, uma disputa entre o socialismo Soviético e o capitalismo americamo que durou por mais de 40 anos, até o término da União Soviética e a simbólica derrubada do muro de Berlim com a reunificação da Alemanha.Ou foi uma vingança de de Pearl Harbor? Que na manhã de domingo de 07 de dezembro de 1941 a frota americana no Pacífico foi dizimada pelos aviões torpedeiros japoneses. Política!!!Política!!! Ou vigança...

No final das contas,os inocentes sempre pagam pelas loucuras de seus lideres... Leia mais no link:


CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR:























Enola Gay foi o nome dado ao bombardeiro B-29 que lançou a bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945. Foi pilotado pelo coronel Paul Tibbets Jr., então com 30 anos, comandante do 509º Grupamento Aéreo dos Estados Unidos, que desde fevereiro de 1945 preparava-se para a missão. A fim de realizá-la, Tibbets escolheu pessoalmente um quadrimotor B-29, batizando-o com o nome Enola Gay em homenagem à sua mãe.

Por que fizeram isso?






Um comentário:

CMC disse...

obrigado caro Rivaldo por visitar e seguir o blog artigos imparcialistas, estou aqui em seu blog e acho maravilhoso esse engajamento que seus textos e sua pessoa possui pelo ser humano e o planeta, eu também estou engajado em fazer algo pelo ser humano, meu grande propósito na literatura é realizar a leitura da sociedade e do homem do nosso tempo...não sei que isso não pudará a humanidade, mas transformará a mim mesmo e a outros que são tocados por meu trabalho na literatura.