17 de dezembro de 2020

FOTO DOS ANOS 50- MENINO VÍTIMA DA POLIOMIELITE (Geraldo Alckimin veta projeto que cria Centros de Diagnósticos da Síndrome Pós Pólio)

Eles não se importam conosco, mas nós estamos aqui...

Nas duas fotos abaixo mostra a evolução da sequela da poliomielite num curto espaço de tempo em uma criança nos anos 50( Precisamente entre os anos 1955 e 1960).
Hoje adulto apresenta diversos problemas ortopédicos e musculares, isso porque não houve por parte das autoridades de Saúde durante todo esse tempo nenhuma atenção especial para acompanhar a evolução da doença nas vítimas da poliomielite. 
.
E ainda hoje não existe nada no Governo e Sistema de Saúde para esse fim, apenas um manual informativo que a maioria dos médicos não tem conhecimento, por falta de curiosidade cientifica ou por falta incentivo das Secretarias Municipais de Saúde. Também o Ministério da Saúde publicou Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Síndrome Pós Poliomielite e Comorbidades  

Pois sabe-se que a pólio é uma doença neuromuscular, e o vírus durante a infecção atingi 95% dos neurônios e nervuras musculares os destruindo. 
E o uso excessivo dos neurônios motores que ficaram sadios(cerca de 50%) ao longo dos anos, pode causar em grande parte dessas vítimas outra doença igualmente incapacitante e neurodegenerativa  a SÍNDROME PÓS PÓLIO, CID G-14 que é uma desordem do Sistema Nervoso ou transtorno neurológico que se manifesta em indivíduos muitos anos após a fase aguda da poliomielite, tais como: fraqueza muscular e progressiva, fadiga, dores musculares e nas articulações, resultando em uma diminuição da capacidade funcional com surgimento de novas incapacidades. 
Alguns pacientes desenvolvem, ainda, dificuldade de deglutição e respiração.
.
Complementando o que já dissemos acima: A enfermidade Síndrome Pós Pólio se tornou um problema de saúde com um diagnóstico de difícil acesso para as pessoas afetadas, pois praticamente não existe na Rede Pública de Saúde pessoal treinado para esse fim, a medida que os casos vão aparecendo os tratamentos são apenas paliativos muitas vezes sendo diagnosticados como ortopédico e não neurológico.
E isso dificulta para esses pacientes quando é requerido o afastamento laboral e auxilio doença junto ao INSS, uma vez que é descartado pela Perícia do órgão a Síndrome Pós Pólio.

Para complicar todos os problemas que ainda enfrentamos com as sequelas da doença, o Governador Geraldo Alckmin vetou um projeto do deputado Giannazi aprovado pela ALESP que criava Centro de Diagnóstico Pós Polio.
    
FOTOS Criança: Rivaldo Roberto Ribeiro (Editor desse blog)


 Clique nas fotos para ampliar





Fotos atuais:  

Fotos do meu pé direito depois da cirurgia de correção
(Clique nas imagens para ampliar)

                           

                   Essa é parte mais dolorida do pé(Tornozelo)



     




Nenhum comentário: