27 de setembro de 2024

Como posso saber se tenho Síndrome Pós Pólio (SPP)?

23/09/2024
Conviver com a Pós-pólio

Não existe um teste específico para diagnosticar a síndrome pós poliomielite. O diagnóstico é baseado em um histórico médico e exame físico e na exclusão de outras condições que possam causar os sinais e sintomas.

Indicadores de síndrome pós poliomielite

Para um diagnóstico de síndrome pós poliomielite, os médicos procuram três indicadores:
Diagnóstico prévio de poliomielite. Isso pode exigir encontrar registros médicos antigos ou obter informações de familiares mais velhos.
Longo intervalo após a recuperação. As pessoas que se recuperam do ataque inicial da poliomielite geralmente vivem por anos sem mais sinais ou sintomas. 

O início dos efeitos tardios varia muito, mas geralmente começa pelo menos 15 anos após o diagnóstico inicial.
Início gradual.
A fraqueza de início tardio geralmente ocorre nos músculos que foram afetados no momento da doença inicial da poliomielite.
A fraqueza geralmente não é perceptível até que interfira nas atividades diárias. 
Você pode acordar revigorado, mas se sentir exausto no início da tarde, cansando-se depois de atividades que antes eram fáceis.
Além disso, como os sinais e sintomas da síndrome pós poliomielite são semelhantes aos de outros distúrbios, seu médico tentará excluir outras causas possíveis, como artrite, fibromialgia, síndrome da fadiga crônica e escoliose.

Testes para descartar outras condições
Como não há testes que confirmem um diagnóstico de síndrome pós poliomielite, seu médico pode usar certos testes para descartar outras condições, incluindo:

Eletromiografia (EMG) e estudos de condução nervosa. 
A eletromiografia mede as minúsculas descargas elétricas produzidas nos músculos. Um eletrodo de agulha fina é inserido nos músculos a serem estudados. Um instrumento registra a atividade elétrica em seu músculo em repouso e à medida que você contrai o músculo.
Em uma variação da eletromiografia (EMG) chamada estudos de condução nervosa, dois eletrodos são colados na pele acima de um nervo a ser estudado. Um pequeno choque é passado através do nervo para medir a velocidade dos sinais nervosos. Esses testes ajudam a identificar e excluir condições como uma condição anormal dos nervos (neuropatia) e um distúrbio do tecido muscular (miopatia).

Imagiologia
Seu médico pode recomendar uma ressonância magnética (MRI) ou tomografia computadorizada (TC) para ver imagens de seu cérebro e medula espinhal. Esses testes podem ajudar a excluir distúrbios da coluna vertebral, como a espondilose degenerativa da coluna vertebral ou o estreitamento da coluna vertebral que pressiona os nervos (estenose espinhal).

Biópsia muscular. Uma biópsia muscular pode ser feita para ajudar seu médico a procurar evidências de outra condição que possa estar causando a fraqueza.

Exames de sangue. Pessoas com síndrome pós poliomielite geralmente têm resultados normais em exames de sangue. Resultados anormais de exames de sangue podem indicar outro problema subjacente que está causando seus sintomas.

Um teste não invasivo que se mostra promissor para avaliar a gravidade da síndrome pós poliomielite e monitorar sua progressão é o ultrassom muscular, que usa ondas sonoras para criar imagens dos músculos. Mais estudos são necessários.

Polio & Valentes


Nenhum comentário: