24 de julho de 2010

Com as modificações repentinas causadas pelo homem em um bioma, será impossível a adaptação da vida vegetal e animal em curto espaço de tempo.

Vamos supor que algumas espécies da fauna e flora sobrevivem por centenas de anos numa área com a temperatura média equilibrada, os ciclos de chuvas regulares, ou se houve variação elas ocorreram gradativamente em milhares de nos, a VIDA teve tempo para adaptar-se.
Agora, essa área é alterada bruscamente pelo homem através de uma grande obra como a transposição do Rio São Francisco, ou pelo agronegócio das monoculturas que transformara grandes áreas dessa vegetação. A média das temperaturas dessa área que foi modificada poderá se alterar, os ventos podem mudar de direção, assim essa vegetação não irá reconhecer seu ambiente natural e podem se definhar, seus troncos sufocados não terão mais brotos, não produzirão mais frutos.
Os animais que há séculos ali vivem já estão adaptados àquele meio ambiente, terão que migrar ou morrerão de fome ou de doenças, esse equilíbrio e relação entre fauna e flora em uma área definida chama-se BIOMA.
O ser humano também faz parte de um bioma: a região onde vivemos somos acostumados com o clima, a água, os frutos, com os animais e os peixes dos rios da nossa região, dos quais muitos se alimentam. Muitas vezes o nosso espaço é modificando pelo “progresso”, pela poluição, modificando o clima trazendo desconforto as pessoas que sempre viveram nesse espaço, nesse bioma.
Assim não podemos chegar numa região e ir destruindo tudo, modificando rios, desmatando as florestas, expulsando animais, modificando o relevo e até altitudes, sem antes estudar e compreender todos os impactos que isso venha causar nessa região. Portando é um desastre ambiental e social propor um tipo de desenvolvimento econômico inadequado com as características de um bioma.

Essa é uma das razoes que em minha opinião, discordo das monoculturas, principalmente da cana de açúcar que é uma das mais agressivas ao meio ambiente: em áreas densamente povoadas ou em regiões que provocam o desmatamento e poluem os mananciais com os agrotóxicos, transformando o bioma de uma região e impondo a adaptação dos animais e vegetais em curto espaço de tempo.

Estamos vivendo numa encruzilhada: a humanidade deve evoluir-se no sentido de compreender o sentido da VIDA, abandonando atitudes de consumo supérfluo que nada acrescentam para a nossa sobrevivência, ou continuar apenas pensando num progresso que vai nos levar ao mundo desconfortável, inóspito, e sem condições de sobrevivência para várias espécies, inclusive a humana. Precisamos tomar o caminho certo...

Os ambientalistas estão fazendo a sua parte: alertando e tentando conscientizar as pessoas, uma tarefa difícil diante da cegueira dos que governa o mundo. A Natureza está ai, diante de nós, já pediu socorro por várias vezes, Deus o Criador já deu as ultimas chances ao homem, agora Ele espera que nós compreendamos isso, ou será o nosso fim...

No Brasil os maiores Biomas são:

Bioma AMAZÔNIA
Bioma CERRADO
Bioma MATA ATLÂNTICA
Bioma CAATINGA
Bioma PAMPA
Bioma PANTANAL

LEIAM MAIS SOBRE BIOMAS

Nenhum comentário: