26 de julho de 2010

Escola Estadual Pedro Brandão dos Reis, no caso das podas das arvores externas houve uma agressão à natureza ou prevenção para evitar um dano maior?

As fotos abaixo denotam um crime ambiental ou não? Pois se vê que algumas árvores foram podadas e duas foram totalmente eliminadas aparentemente sem razão alguma. Ali houve um crime ambiental? Vamos aos fatos e que meus poucos leitores cheguem as suas conclusões.




REDE ELÉTRICA:

Notamos pelas fotos que a rede elétrica fica do outro lado da rua.



RISCO DE QUEDA:

As árvores estão saudáveis não apresentando risco de queda, a não ser uma que fica bem ao lado da portaria do colégio onde nota-se que suas raízes estão forçando o muro frontal que apresenta uma pequena envergadura (fotos), que poderia ser sanado facilmente com um reforço na sua estrutura. Ou se for o caso, depois de um estudo técnico competente o laudo comprovar esse risco de queda, ai sim depois disso, eliminá-la totalmente, pois a poda que houve não resolve o problema caso exista um real perigo nesse sentido.

TEMPESTADE:
No caso de uma tempestade pode ocorrer algum acidente, causando danos aos veículos dos funcionários da escola. Mas se olharmos por essa ótica a Prefeitura deve arrancar todas as arvores da cidade, pois todas podem cair em cima de algum veiculo estacionado na sua proximidade no caso de uma forte ventania, isso ninguém pode prever ou evitar, seria uma fatalidade que infelizmente acontece. Tempestades que estão vindo violentas por causa da inconseqüência do homem no trato com a mãe natureza, isto já comprovado pelos cientistas do todo o mundo.

ÁRVORES EXÓTICAS:
A diretora alegou que eram arvores exóticas que por causa disso podem ser eliminadas sem maiores problemas.

Belém do Pará é conhecida como a cidade das mangueiras, as incontáveis mangueiras existentes nas ruas da cidade ajudam a amenizar o calor, principalmente nos meses mais quentes de julho a novembro, quando a temperatura pode chegar a 35 graus. E estão nos planos daquela Prefeitura aumentar a quantidade de pés na tentativa de chegar a redução de até 4º graus nos meses mais quentes.

Precisamos enfrentar o aquecimento global, isso independe o tipo de vegetação, o exemplo de Belém nos diz isso.

SEGURANÇA PUBLICA:

Quando conversei com a diretora da escola Suzana F.de Souza, ela alegou que solicitou a poda das árvores e a eliminação de outras, visto que ali estava havendo consumo de drogas e era frequentado por deliquentes causando insegurança aos alunos e alunas, um ato para evitar o pior: estupros, assaltos ou qualquer outro tipo de violência.

Um argumento até certo ponto válido e verdadeiro, pois se trata da segurança dos jovens e crianças que por ali transitam. Entretanto é um problema que pertence às autoridades de segurança pública e a prefeitura no caso da iluminação do local, dessa forma creio que um boletim de ocorrência resguardaria a responsabilidade da direção da escola, uma vez que as árvores ficavam no lado externo da escola.

Se seguirmos esse raciocínio a prefeitura deve interromper o reflorestamento e jardinagem da margem do córrego Embira, pois as árvores ali plantadas vão trazer insegurança aos moradores dos Bairros próximos e os transeuntes a caminho de suas residências do outro lado do córrego.

QUEDA DE GALHOS SOBRE OS ALUNOS:

Se for essa a preocupação da direção da escola, temos aqui duas situações:

1)No interior da escola também existem algumas arvores de grande porte conforme poderemos ver nas fotos, que também podem causar esse tipo de acidente, mas que todos sabemos se bem cuidadas e podadas adequadamente eliminando os galhos velhos evitaria o problema.

2)Se mesmo assim a direção da escola pelos cuidados e responsabilidade natural com seus alunos não se sentir seguros para evitar um acidente, é recomendado a eliminação total de todas as arvores e plantar apenas arbustos.



Aqui poderemos ver vários tópicos sobre essa polêmica, mas onde fica o meio ambiente e a natureza?
Como devemos conservá-las se alguns apontam as árvores como inimigas, sem considerar que elas são a principal fonte de vida, pois nelas se originam a fotossíntese liberando o oxigênio, limpando a ar das poluições , do gás carbônico contribuindo para diminuir o aquecimento global, protegendo os mananciais onde se origina a nossa agua?

Se em cada espaço que permitir o plantio de um arvore para enfrentar-mos os problemas climáticos previstos, alguém apontar algum perigo que essa arvore possa causar, sem duvida alguma a humanidade corre um sério risco.



Meio ambiente e natureza tem que ser tratado como o ar que respiramos. Você, eu, nossos filhos, ricos e pobres todos servimos dele. Alguém questionou a sua origem???

Notamos pela cidade a poda de árvores das calçadas sem nenhum critério, algumas ficam apenas o tronco ou são arrancadas. Isso com certeza vêm agravar o já escaldante calor que estamos enfrentando.

O municipio de José Bonifácio alcançou em 2009 apenas 28.7 no projeto do Governo Estadual MUNICIPIO VERDEAZUL.
Ficamos atrás de pequenos municipios vizinhos como Ubarana, Adolfo, Mendonça, Monte Aprazivel e tantos outros. Vamos torcer para que em 2010 a nossa nota seja melhor, mesmo que nao cheguemos aos 80 pontos exigidos pelo governo, mas que melhoremos na questao ambiental. Porque meio ambiente saudável é saúde.


Nota: Agradeço a nobreza e gentileza da diretora Suzana F. Souza pelas informações e autorização para tirar as fotos. As criticas que apontei tem o objetivo de proteção da natureza e meio ambiente, ação que venho fazendo desde o ano 2006 com o primeiro blog.
Não sou filiado a nenhum partido político, levo em conta em primeiro lugar a minha religiosidade cristã e adepto ao ideal do carisma franciscano.
São Francisco de Assis amava a natureza por ser uma criação de Deus, e considerava todos os elementos naturais e animais como irmãos. 


Duas árvores eliminadas.




Se a árvore das fotos abaixo corre o risco de queda, necessita de um parecer técnico, se for o caso deve elimina-la. Nunca efetuar uma poda dessa forma. 









Contrariando a minha opinião acima, depois de tirar essa nova foto (inserida hoje 26/07/2010) da parte frontal da escola,
voce pode ver que a árvore não apresenta nenhum risco de queda, pois se apresenta
bastante sadia.Linda e frondosa.

  


As próximas fotos são de podas, argumento e opiniao no texto acima. 






As proximas fotos são do interior da escola.








Um comentário:

CARLOS MAGNO disse...

Passei minha infancia pendurado nesses galhos quando estudei ae no Brandão, onde fui Presidente do gremio por duas vezes e tambem secretario de gremio em uma 3ª vez. Isso é um Absurdo!!!!!! cade a ONG?