2 de abril de 2018

TEMPERATURA IDEAL PARA O AR CONDICIONADO





















Colegas que deveriam levar em conta a saúde pessoal dos outros membros da sala, muitas vezes egoisticamente não se importam com isso chegando ao cúmulo de colocar o aparelho de ar condicionado a temperatura muito baixas. Essa atitude além de levar o aumento do consumo de energia elétrica, causa incomodo e transtornos a pessoas alérgicas ou nas doenças dos neurônios motores entre elas as pessoas que tiveram poliomielite, pois são pessoas que apresentam sensibilidade ao frio, lhes causando enrijecimento muscular e dores pelo corpo.
.
"Segundo ANVISA Resolução N. 09, a temperatura ideal em ambientes fechados é entre 23°C e 26°C, valendo para qualquer época do ano.
Segundo o otorrinolaringologista Ricardo Landini Lutaif Dolci (SP), com o ar numa temperatura agradável evitamos variações drásticas de temperatura entre a rua e dentro de casa ou do escritório. “O choque térmico pode piorar quadros alérgicos”,
.
NR 17 - ERGONOMIA 
Segundo a NR17 do Ministério do Trabalho (norma regulamentadora para Ergonomia), determina que a temperatura do ambiente de trabalho como: laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento, análise de projetos, tenham a temperatura entre 20 a 23 graus, com umidade inferior a 40%.
.
17.5. Condições ambientais de trabalho. 
17.5.1. As condições ambientais de trabalho devem estar adequadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.
17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:
a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;
b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);
c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;
d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.


http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr17_anexoII.htm

Conforto-termico-no-ambiente-de-trabalho



Trabalhar com pessoas é muito complicado...especialmente quando alguém acha que você tem que trabalhar num ambiente insuportável pelo calor e abafamento, isto porque o ar-condicionado misteriosamente não funciona mais e nem o ventilador é ligado corretamente, pelo contrário dá pra contar quantas voltas a hélice do ventilador dá....aí acham que você não tem bom senso, coleguismo ou pensar na saúde dos outros, mas cadê o bom senso dessa pessoa em ver que num ambiente fechado onde trabalham pessoas pelo menos o ventilador tem que funcionar normalmente, quero dizer, com velocidade compatível, para arejar o ambiente...Ah, sem contar que o ar-condicionado mencionado em questão tinha ido pra manutenção, e voltado no dia anterior a tarde, e não sabíamos a real potência do mesmo, o qual não estava em 16 graus, estava em 18, mas esta pessoa não teve oportunidade de dizer também que ao longo do dia, a temperatura foi elevada conforme o ambiente encontrava-se resfriado, chegando a temperatura de 25 graus, pois a mesma pessoa não se encontrava mais neste local. Sem contar também que essa pessoa em muitas oportunidades não demostra respeito pelos colegas alheios, principalmente se estes estiverem conversando, pois se intromete na conversa alheia sem ser chamado e principalmente quer impor seu pensamento e conversa...ah, e o mais legal, acha que não tenho educação, mas cadê a educação de respeitar quando as pessoas estão conversando com outras e o melhor de tudo de não tomar documentação que está em suas mãos??


RESPOSTA

Rivaldo Roberto Ribeiro Boa dia, quando me contaram que você tinha postado isso, eu fiquei surpreso, porque nós publicamos em blogs não é apenas para uma pessoa é para o público sem restrições até mesmo para os gestores para tomarem conhecimento do problema, apenas o Facebook que é mais pessoal, mesmo assim seria para minha lista de amigos. ME DESCULPE NATÁLIA, quanto a sua alegação que interfiro nas conversas de vocês, pois as tenho como amigas e acho que amigos não há necessidade de cerimônias, afinal trabalhamos juntos por muitas horas. EU NÃO SABIA QUE ERA TÃO REJEITADO ENTRE VOCÊS. Doravante prometo ficar no meu canto... >>>>>>>Quanto ao ventilador você se enganou, pois eu sou o primeiro a chegar na sala e o ligo na velocidade compatível para que sua ventilação não espalhe os papéis sobre as mesas e quando você pede para aumentar sua velocidade sempre respeitei sua vontade sem nenhuma objeção, NÃO É VERDADE? Mesmo porque o vento dele não me atinge. Quanto ao ar-condicionado os seus controles estavam no máximo se não resfriava o ambiente como você queria era porque ele era antigo. Depois houve a troca pelo aparelho que não estava funcionando e melhorou a refrigeração da nossa sala, que aliás o controle do novo ar não está no meu poder. A única coisa que fiz foi empurrar aquelas ventarolas do ar antigo um pouco para cima, porque como você sabe esse ar ficava bem em cima de mim e não é nada saudável receber ar frio por muito tempo sobre a cabeça. QUANTO A VOCÊ AFIRMAR QUE NÃO TENHO EDUCAÇÃO, não sei, em muitos casos apenas os outros podem arbitrar sobre o nosso comportamento e essa avaliação deixo para quem me conhece: se sou uma pessoa educada ou não ( Eu tenho 14 anos de ambulatório que eu saiba nunca houve alguma reclamação de pacientes ao meu respeito). Mas nesse caso foi você que começou tudo, pois de forma agressiva me interpelou na hora que eu voltava do almoço ainda no relógio de ponto com a voz alterada me acusando de mudar a temperatura do ar condicionado, como se isso fosse possível. 
EU lhe disse algo e logo sai dali sem ouvir o que você estava dizendo, achei melhor...E quando você voltou do almoço eu tentei conversar com você, mas você com voz alterada e ríspida me negou a esse direito pedindo que me calasse e me calei...NATÁLIA eu não sabia desse seu desabafo, pois não somos amigos no Face, mas alguém comentou e cá estou e está claro que você se refere a mim...Quanto ao meu texto no blog e no FACE a ideia veio de uma postagem que está junto no link,https://jus.com.br/.../do-conforto-termico-no-ambiente-de... ,e de orientações do médico que passei, pois isso tudo me causou um mal estar danado que levou a uma taquicardia e tremor pelo corpo . No meu blog https://painel-mundus777.blogspot.com.br/ estou postando tudo sobre quem teve poliomielite como eu e o assunto veio a calhar, você deveria considerar que ali está de forma generalizada, pois as diferenças de sensibilidade ao calor e ao frio depende de cada um doente ou não. Que no caso das pessoas que sofreram a poliomielite segundo especialistas é mais acentuada. Dessa forma é meu caso, sinto muito frio é um problema de saúde meu que venho carregando ao longo da vida não sabia do problema, apenas que era friorento, mas agora com as pesquisas sobre a pólio descobriu-se esse problema da Síndrome Pós Pólio que é uma doença degenerativa e de difícil diagnóstico. Me desculpe mais uma vez.

Quanto a se intrometer nas suas conversas, acho que faz muito tempo que NÃO faço isso, anos até, desde aquele dia que você me chamou de "um ser desprezível" alegando que eu teria essa mania de interferir nas conversas, como seu eu fosse uma pessoa estranha, como você acha que me senti com tal classificação: DESPREZÍVEL.

Nunca mais ousei te interromper. Diante do que aconteceu nesses dias eu fiquei confuso. Seria eu o problema? Resolvi procurar a psiquiatra na tentativa de contornar os problemas se for o caso; me corrigir. Pois se tem algo que me aborrece e me entristece é magoar alguém. Sei da minha personalidade, conheço e reconheço meu defeitos. Mas e minhas qualidades? Não tenho nenhuma? Seria eu um "SER DESPREZÍVEL" como você um dia disse. 
Tenho que ser forte e ter muita Fé em Deus para não cair numa depressão diante disso tudo. A Dra. Natalie(Psiquiatra) aumentou um dos remédios para aliviar a ansiedade e tristeza. 
Ah, para terminar quanto ao ar condicionado. fique tranquila eu uso blusa quando sentir frio. Esse problema é meu cabe a mim resolver. 
E eu já procurei uma psiquiatra para controlar o MEU estresse. 
Que Deus nos ilumine porque Ele condena contendas entre as pessoas. PAZ E BEM!



Nenhum comentário: