21 de agosto de 2020

NÓS NÃO DEVEMOS DESISTIR DA NOSSA SAÚDE.

Foto mostrando o inicio da deformação do membro inferior sequelado pela pólio.

Inicio dos anos 60.

Eu tive pólio com 15 meses de vida, a sequela visível ficou na perna direita, todos os outros membros ficaram saudáveis até os 50 anos de idade. 
A perna esquerda antes sadia começou a apresentar acentuada fraqueza muscular e dores nas articulações.
 
Depois de alguns exames como RX e Ressonância Magnética foram diagnosticados desgastes no local do joelho chamado pata do ganço e na cabeça de fêmur no quadril, definindo os problemas ortopédicos nas duas pernas com desgastes nas articulações resolvi pedir outro exame.




No dia 07/11/2018 fui submetido ao exame  eletroneuromiografia na perna sadia(esquerda) no AME DE RIO PRETO, o profissional que fazia o exame afirmou que essa perna também havia sido atingida pela poliomielite. Eu fiquei surpreso com o diagnóstico, pois a sequela até então era apenas a perna direita...
Segundo ele havia muitas alterações nervosas na perna(Esquerda). Eu perguntei a ele: NÃO SERIA SÍNDROME PÓS POLIO?
E ele respondeu: é difícil afirmar, mas poderia, visto que o exame se mostrava bastante alterado.
.
Por um lado eu fiquei feliz, pois o exame de eletroneuromiografia confirmava minhas suspeitas por causa da fraqueza muscular e dores que sinto nessa perna, me levando a tombos sem aviso de que poderia ser portador da SPP, tombos esses que me obrigaram a fazer uso de uma bengala.
Estou cansado de procurar médicos e me recomendarem fisioterapias que no caso da Síndrome Pós Pólio é nocivo e peritos do INSS negarem o caso da SÍNDROME. Uma angustia sem fim...
.
Por outro lado fiquei triste, porque tive que iniciar por conta própria o diagnóstico já com atraso para a recuperação caso confirme a SÍNDROME PÓS POLIO e correr o risco de ir para uma cadeira de rodas, pois ficaria com as duas pernas comprometidas.
Dessa forma meus POLIO-AMIGOS, meu conselho é esse: peça a seu médico, todos os exames desde Ressonância Magnética, RX e eletroneuromiografia etc, porque nós não podemos desistir da NOSSA SAÚDE.

ATUALIZAÇÃO: Hoje 20/07/21 posso afirmar que minha perna esquerda antes sadia perdeu cerca de 70% da sua força, pois não consigo me levantar sem ajuda caso eu fique de cócoras ou me ajoelhe.  


Nenhum comentário: