12 de março de 2019

8. Considerações sobre situações especiais sobre a SPP-8.1. Cirurgia e anestesia

8.1. Cirurgia e anestesia

Há poucos estudos a respeito dos efeitos da cirurgia ou do anestesia em indivíduos com síndrome pós-poliomielite. Entretanto, há determinados fatores que necessitam ser considerados antes do procedimento cirúrgico e incluem:
1) a anestesia local é preferível que a anestesia geral porque tem menos efeitos colaterais.
.
Os indivíduos com maior risco de complicações durante a anestesia geral são aqueles com uma história de uso de suporte ventilatório ou dificuldades de deglutição, aqueles com envolvimento dos ombros, braços ou tronco, e indivíduos com uma história de problemas respiratórios.
.
2) em geral, os músculos do paciente co história de poliomielite tendem a ser mais sensíveis aos relaxantes musculares do que os músculos normais. Por esse motivo, recomenda-se geralmente uma dose reduzida do relaxante muscular; 
.
3) a não monitoração função pulmonar é crítica após a anestesia geral;
.
4) a apneia do sono pode se agravar depois da anestesia geral;
.
5) a cicatrização pode ser mais demorada nos membros paralisados devido ao suprimento diminuído do sangue;
.
6) os músculos afetados pela poliomielite podem ficar temporariamente mais fracos após a anestesia geral e podem necessitar de maior suporte ambulatorial; 
.
7) a recuperação pode se prolongar por duas ou três vezes além de o que se espera para a população geral, dependendo da idade do indivíduo, da extensão da paralisia e do tamanho da cirurgia;
.
8) um programa supervisionado de exercícios progressivos ser recomendado para inverter o efeito do imobilismo.
.
8.2. Classificação Internacional de Doenças (CID 10ª Rev)
.
A CID-10 não contempla a SPP, entretanto, o Setor de Doenças Neuromusculares da UNIFESP/EPM juntamente como o Centro de Prevenção e Controle de Doenças da COVISA/ SMS-SP solicitaram a inclusão da SPP na CID 10 documentando a doença e argumentando por que ela deveria ser incluída nesta revisão.
O principal argumento baseia-se no fato da SPP não ser uma sequela da poliomielite e sim uma nova doença, e os pacientes necessitam de terapias específicas que diferem dos pacientes com sequelas de poliomielite.
.
Os CID’s da 10a revisão recomendados são:
.
a) CID – B 91 – Sequela de poliomielite.
.
b) CID–G 96.8 –
 Lesão específica do Sistema Nervoso central. Recomendado como CID provisório da SPP até que a OMS inclua a SPP na classificação internacional de doenças, de acordo com orientação interna nº. 143 INSS/DIRBE (Instituto Nacional de Seguro social/ Diretoria de Benefícios) de 19/06/2006.

OBS:
CID G-14 já foi incluído como indicação da SPP na classificação internacional de doenças, mas no Brasil ainda é ignorado pelo INSS e outros órgãos de saúde.

Nenhum comentário: