15 de abril de 2021

DIA NACIONAL DE LUTA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - SOU UMA PRIVILEGIADA (Alessandra Trigo)

Você irá vencer. Tenha isso como meta e desafie os seus próprios limites rumo à educação.

Posso dizer que sou uma privilegiada por ter tido acesso à educação em uma época em que a pessoa com deficiência não tinha direito de estudar. Onde a pessoa com deficiência era símbolo de ineficiência e a única obrigação por parte do Estado era assisti-la e não incluí-la na sociedade.
.
Foi fácil? Claro que não. Os percalços foram inúmeros. Meus pais não conseguiam nenhuma escola primária que me aceitasse. Depois de peregrinarem fui não apenas acolhida, mas incluída no SESI 338, onde recebi o combustível principal para o meu desenvolvimento e a minha busca por espaço e independência: o amor dos meus queridos professores, diretora, funcionários em geral.
.
Depois as coisas foram acontecendo, os anjos do caminho foram surgindo.
.
Formei-me em Direito, fiz pós graduação em Direito Tributário, mas algo me faltava e me impulsionava a ampliar as perspectivas da minha existência. Então, decidi fazer mestrado, em Direito Constitucional, momento ímpar da minha vida que, também, foi marcado pela presença de um “professor nota dez”, Dr. Luiz Alberto David Araujo. Os amigos, nesse período, foram muitos e, as possibilidades de poder fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência, principalmente na salvaguarda de seus direitos e demonstrando que elas também poderiam vencer, continua sendo o principal combustível que me impulsiona.
.
As coisas não pararam por aí. Incentivada por amigos e familiares quis trazer minha biografia para que pudesse ajudar as famílias de PCD e elas na construção do seu “eu”, da ampliação da sua vontade de seguir em frente. Afinal, “OI, não é o fim é só o começo”.
.
Para quem não me conhece, nasci com ossos de vidro e ao longo da minha vida já passei por mais de 30 cirurgias e tive mais de 100 fraturas.
Diante de tudo isso luto muito para que todas as PCD tenham acesso à educação, pois ela nos faz sonhar, nos amplia horizontes, muitas vezes sombrios, e, nos impulsiona a acreditar que somos capazes de sairmos vitoriosos.
.
Nesse dia, DIA NACIONAL DE LUTA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, fica o meu apelo para que os direitos sejam observados, as potencialidades de cada criança sejam levadas em consideração, que as suas individualidades não figurem como obstáculo para o aprendizado.
Acreditem, cada um de nós é único e precisa ser respeitado. Certo é que, conviver com as diferenças fazem das pessoas, cidadãos melhores.
.
Não posso deixar de abrir um parênteses para agradecer a Deus, aos meus familiares, amigos e profissionais da educação por terem me ajudado a vencer as dificuldades e conquistar o meu espaço.
.
PARABÉNS a todos os educadores que fazem a diferença na vida das pessoas.
PARABÉNS a quem arregaça as mangas e luta para a mudança de paradigmas.

OBS: fotos do dia da defesa de mestrado (quanta saudades, faz tempo, em idos de 2008) e do lançamento do meu livro.

Nenhum comentário: