10 de fevereiro de 2023

Depoimento de Arlete Trindade do Nascimento Pereira - Síndrome Pós Poliomielite


O Instituto Giorgio Nicoli, agradece o depoimento de Arlete Trindade do Nascimento Pereira! 
"Meu nome é Arlete Trindade do Nascimento Pereira, 54 anos e natural de Tiradentes-MG. 
Tenho um filho e moro em São Paulo há 26 anos desde que me casei.
Tive poliomielite na infância, mas não fiquei com nenhuma sequela aparente. Tive vida praticamente normal. Estudei, me formei em Letras e lecionei por algum tempo. Sempre soube da pólio, mas isso nunca havia me atrapalhado. Até que após a idade adulta comecei a ter sérios problemas e em 2013 tive o diagnóstico de SPP. 
Digo que a pólio não me afetou, mas SPP chegou devastando tudo. Após o diagnóstico fiz cirurgias no pé, coluna cervical (que inclusive causou a perda de uma das cordas vocais).
Faço parte da Associação G-14 e atualmente estou como Conselheira Municipal da Pessoa com Deficiência. 
Sou acompanhada pelo Setor Neuromuscular da UNIFESP com a equipe do Dr. Acary e através de lá conheci a Clínica RNA que é uma das parceiras do nosso grande patrocinador IGN (Instituto Giorgio Nicoli). 
Graças ao IGN eu e muitos amigos temos ou tivemos em algum momento nutricionista, psicólogo, fisioterapia respiratória, motora e aquática. 
Como são poucas as instituições especializadas no tratamento da SPP me considero privilegiada por ter essa oportunidade. 
Como é sabido não há cura para a SPP e por isso a importância de termos uma melhora em nossa qualidade de vida. Através do tratamento, cuidado e carinho que recebemos do IGN vamos seguindo a vida da melhor maneira possível.
Como ainda tenho cirurgias previstas na cervical e lombar vou aprendendo a cada dia que o mais importante é não desistir. 
Estou cadeirante desde 2017, faço uso do Bipap para melhorar a parte respiratória e venho a cada dia reconstruindo a vida.
Como sou apaixonada pelas palavras é através delas que procuro me reinventar e é com uma delas que termino meu relato...GRATIDÃO!!!!




Nenhum comentário: