13 de março de 2012

Sociedade. Que sociedade?

Rivaldo R. Ribeiro

Muitos confundem liberdade com hipocrisia social. A nossa sociedade é um poço de hipocrisia, notadamente entre os mais ricos ou poderosos, basta um deles cair em desgraça e ficar pobre de um dia para o outro que a maioria o abandona. Essa sociedade lhes vira as costas. Onde está a liberdade? Você confia inteiramente no seu grupo social, se esse grupo for formado por interesses financeiros ou políticos?

Num dia destes imagina-me sozinho, porque o meu ego apenas olhava para os que tinha poder ou dinheiro(os abutres sociais), e nunca olhava para os mais simples e pobre como eu, que realmente respondiam as minhas saudações.
Gente que eu parava na rua para um simples olá e o bate-papo ira longe, eu descobri que ali estava meus verdadeiros amigos e que a dita sociedade realmente é essa: simples, autêntica, amorosa e não aquela cheia de hipocrisia e de gente alienada apegada a bens materiais, que todos sabemos que nada valem.

Assim a verdadeira liberdade não está no mundo físico e sim no mundo espiritual e na nossa consciência.

LIBERDADE. As pessoas honestas são livres, dormem em paz, e olham o mundo de forma quase lírica, são honestas porque percebem que a vida tem mais valor quando a percebemos como ela realmente é: Sorriso sincero, amor nos seus, nos animais, na natureza, numa boa pescaria e naqueles amigos que quando encontramos vem deles um verdadeiro sorriso de satisfação por nos encontrar como seres humanos e nunca por interesses que vai alem disso.


LONGE DA LIBERDADE. As pessoas desonestas e ambiciosas (duas identidades separadas por uma linha tênue) estão presas na sua ambição desmedida, nunca bastam os bens materiais que já possuem,posições sociais, cargos políticos. Estão sempre com medo, por isso perseguem dentro da sua imaginação e na realidade aqueles que porventura vier trazer-lhes alguma ameaça de algum cargo ou de posição social. O maior pesadelo e perder seus bens materiais, a ponto de alguns deles cometerem a loucura do suicídio quando isso acontece. Que liberdade é essa?

Concluindo meus queridos, os que têm algum poder em suas mãos e os políticos que são ditadores, podem ir a fundo às suas vidas que terão surpresas nada agradáveis nas suas condutas.

São déspotas porque o medo os leva a isso, "os que escravizam tem sempre um guarda junto às suas senzalas”. Eles são livres?

As pessoas inteligentes, portanto honestas tem em comum uma conduta: sabem comportar-se, isso porque tem a nítida noção que pertencem a uma sociedade que aparentemente lhes acolhe quando estão no poder, mas implacável quando caem dos seus pedestais.





Nenhum comentário: