16 de maio de 2012

Programa no RS ensina a cuidar de nascentes e reservatórios de água

----- - Ambiente Brasil - 7/5/2012

Muitas vezes a água que abastece as propriedades rurais é armazenada em açudes a céu aberto, sem proteção nenhuma. A falta de cuidado acaba causando problema de qualidade e até de escassez de água.

O município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, decidiu mudar esse roteiro e criou um programa para proteger suas águas, garantindo assim o abastecimento e a saúde de centenas de agricultores.

No geral, chove bem da região serrana do estado. Difícil é conseguir água de qualidade pra beber, usar em casa e para dar aos animais. Quase toda água disponível no município é superficial, vem de fontes que formam rios e arroios de baixa vazão. Esses se contaminam e até desaparecem com facilidade quando mal cuidados.

Uma única fonte, de boa vazão, se bem protegida, pode garantir o abastecimento de mais de uma família.

As orientações fazem parte do programa Água Limpa – um projeto municipal de saneamento básico rural. A ideia é preservar e melhorar a qualidade da água por meio dessas ações. Quem se interessar pelo trabalho deve arcar com o custo do material e da mão-de-obra. A Prefeitura dá toda a orientação técnica e, se necessário, empresta o maquinário.

A água de qualidade trouxe saúde e dignidade para centenas de moradores da zona rural. Preservá-la é garantir também o abastecimento das grandes cidades no futuro.
O passo-a-passo dessas orientações do programa Água Limpa estão disponíveis em www.caxias.rs.gov.br/agricultura.
(Fonte: Globo Natureza)

http://www.ambientebrasil.org.br/




Postar um comentário