14 de dezembro de 2013

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DE DOCENTES : ( Jaqueline de Souza José - José Bonifácio SP)

Conforme postagem da professora e Secretária de Educação do Município de José Bonifácio(SP) na sua página do FACEBOOK(Jaqueline Jose ), Jaqueline de Souza José,onde ela informa a publicação de seu artigo na UFSCAR, na Revista Eletrônica de Educação, v. 7, nov. 2013. Relato de Experiência. ISSN 1982-7199 Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Brasil.

Publicamos abaixo o seu trabalho:
Raquel Rosan Christino Gitahy (1)
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil

Jaqueline de Souza José (2)
Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, SEEESP, Brasil

Resumo
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de dissertação de mestrado que investigou a compreensão que os professores de escola pública estadual têm da utilização da tecnologia da informação e comunicação na prática docente. Nesta perspectiva, foram estudados contextos, processos, fatores, disponibilidade de recursos computacionais e resultados da introdução da
informática educacional nas escolas. A análise e a discussão dos dados foram feitas à luz de contribuições teóricas que subsidiam o paradigma educacional emergente, especialmente relacionadas à tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino e à formação de professores. Tratou-se de uma pesquisa fundamentalmente de caráter qualitativo que envolveu a prática e a familiaridade das ferramentas computacionais de oito professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino da cidade de José Bonifácio –
SP, Brasil. As ações elaboradas para esta pesquisa desenvolveram-se por meio de seis encontros presenciais de 2 horas cada um e 18 horas de trabalho a distância (on-line), perfazendo-se um total de 30 horas, com a utilização da plataforma de Ensino a distância denominada “TelEduc”. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários, encontros presenciais reflexivos e realização das atividades propostas no ambiente de Ensino a distância. A análise das informações obtidas permitiu concluir que a falta de habilidade com equipamentos computacionais e a ausência de um planejamento para o uso dos recursos computacionais apresentam-se como entraves na utilização da Sala Ambiente de Informática (SAI).
Palavras-chave: Formação de professores; Informática educacional; Ensino a distância; Paradigma emergente.

Abstract
The present study is the result of a research in which we investigated the comprehension thatpublic school teachers have towards the use of computers in teaching. In this perspective we investigated the contexts, processes, factors, computational resources availability and the results of the educational computing introduction in schools. The data analysis and discussions were based on the theoretical contributions that support the emergent educational paradigm, especially towards computers in teaching and teachers formation. It is a qualitative research which involved the familiarity and the practice with computational tools of eight elementary school teachers of a public school in the city of José Bonifácio, state of São Paulo, Brazil. The research actions were developed in six two-hour meetings and eighteen hours of distant work
(online), completing thirty hours. The distance education learning environment “TelEduc” was used. In order to collect data we used questionnaires, reflexive meetings and the fulfillment of activities in the distance learning environment. The analysis of the information led to the conclusion that the lack of ability with computers and the absence of a computational use planning characterized an obstacle in the application of the Computational Environment Room (CER).
Keywords: Teacher training; Educational computing; Distance education; Emergent paradigm.

1 Doutora em Educação. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e da Universidade do Oeste Paulista. E-mail: gitahy@uems.br

2 Mestre em Educação. Docente da rede pública estadual (SEESP); da Faculdade de José Bonifácio; Tutora virtual da
UAB/UNESP. E-mail: jaquejose@gmail.com

LEIA O ARTIGO NO LINK:
http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/599/279


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