26 de fevereiro de 2018

COMENTÁRIO QUE FIZ NESSA POSTAGEM DE UMA AMIGA NO FACEBOOK


Pois é minha amiga, faz mais ou menos uns 14 anos que trabalho num Ambulatório Médico. Cansaço psicológico? Creio que nos últimos tempos estou passando por isso com mais intensidade, acho que por causa da crise social que estamos vivendo, um estresse que já vem atingindo meu estado emocional e acredito com maioria do meus colegas, pois parece que a alegria não está mais nos seus olhos. Gosto de trabalhar na Saúde, é um setor onde nós conseguimos ser mais humanos e chegar perto das pessoas que necessitam de ajuda, no entanto...
.
O Sistema de Saúde Pública piora, mas o que nós funcionários podemos fazer para melhorar, se isso cabe as autoridades e gestores?
Pacientes nos maltratam por falta de médicos e melhor assistência nas urgências, mas não somos nós que resolvemos isso, entretanto temos que ter controle emocional para não devolver ao paciente a agressão que eles "gritam" aos nossos ouvidos, só por Deus.
.
A impressa e a mídia mostra apenas um lado e esquece dos funcionários da Saúde e o que sofremos encurralados dentro dos Postos de Saúde e pequenos Hospitais com risco muitas vezes de agressões física ou algo pior, pois moral já estamos calejados.
.
Num dia desses eu comentei com uma colega que minha vida não fazia sentido, levantar de manhã e ir trabalhar num lugar como aquele onde somos sacos de pancadas e nada mais do que isso. Não somos reconhecidos por parte alguma. Depois me preocupei com ela, pois tive a impressão que ela pensou que eu falava em suicídio: "Nunca minha colega, confio em Deus e somos soldados Dele contra aqueles que não enxergam o sofrimento do Seu povo"
.
Dessa forma o cansaço psicológico é inevitável, recorro aos calmantes, pois sem eles seria quase impossível ter uma vida perto do normal. Ao chegar em casa o sono vem pesado até mais ou menos a meio noite, depois desperto vou para internet para aliviar um pouco da tensão real no mundo virtual e depois complementar a noite para o próximo dia temendo como será os desafios para o mais um dia de batalha??
.
Faço minhas orações e entrego tudo nas mãos de Deus...

Rezem por nós!
Rivaldo R. Ribeiro


Nenhum comentário: