10 de outubro de 2023

POLIOMIELITE E SÍNDROME PÓS POLIOMIELITE- SPP (Paralisia infantil)

 

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A SPP


Secretária da Saúde do Estado de São

Paulo.

A partir da década de 80, após estudos e busca de causas para uma série de sintomas vivenciados por um grupo de pacientes, a comunidade médica adotou o nome de Síndrome Pós Poliomielite para caracterizar uma doença que tem sido vivenciada pelos sobreviventes da poliomielite.
O conhecimento desta doença trouxe mudanças nas formas de atendimento a estes pacientes e a necessidade de treinamento e capacitação de profissionais para diagnóstico e tratamento da mesma. Para auxiliar esta tarefa foi elaborado um manual denominado "Síndrome Pós Poliomielite - Orientações para Profissionais de Saúde", com objetivo principal de contribuir para o conhecimento da doença e seu tratamento.
Trata-se de material produzido num processo de interação e cooperação entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina, Secretaria de Saúde do Município de São Paulo e Associação Brasileira de Síndrome Pós Poliomielite.


Para conhecer o Manual, clique aqui.


**************



Dr. Acary Bulle... Neurologista e Professor da UNIFESP, responsável pela inclusão do CID G14 pela OMS que reconhece a Síndrome Pós Pólio como doença degenerativa. 
Ele descreve alguns sintomas, do reconhecimento pela OMS, e como os pacientes ensinaram os profissionais de saúde sobre a Pós Polio e da importunância sobre direto previdenciário.
A Síndrome Pós Polio existe !






O médico e professor da USP, Dr. Acary Bulle de Oliveira, fala sobre poliomielite, doença que apesar de estar erradicada no Brasil, ainda deixa suas marcas nos brasileiros.





O objetivo desse vídeo é mostrar as técnicas de Hidroterapia para os profissionais da saúde que lidam com pacientes com síndrome pós pólio.


CID G-14


  


Esse vídeo sobre Neurologia, legendado do Instituto Giorgio Nicoli orienta sobre o que acontece com os portadores das sequelas da poliomielite.



https://www.youtube.com/@institutogiorgionicoli/videos

Um dos primeiros a estudar a síndrome no Brasil foi o neurologista e Professor da Unifesp Dr. Acary Bulle Oliveira. 
Quando trabalhava com para-atletas, nos anos 1990, percebeu que aqueles que haviam sido vítimas de pólio, no auge da carreira, começavam a ter queda de rendimento sem explicação aparente.

 "Na literatura quase não havia informação sobre a doença nessa fase".:





OBS:
Material republicado em vista de atualizações das publicações sobre SPP. 
✅Data de conscientização sobre SPP 24 de outubro. 



Nenhum comentário: