13 de março de 2010

Suíça livre de transgênicos; Monsanto admite falha.

Derrotas em série para os transgênicos pelo mundo. Pouco tempo depois da Comissão Européia aprovar a Amflora, espécie de batata transgênica, governos da Grécia, Áustria, Luxemburgo, Itália, Hungria e França anunciaram publicamente que não vão permitir a nova criatura em seus territórios. Agora, é a vez da Suíça ir além: o país baniu o cultivo de sementes geneticamente modificadas pelos próximos três anos.

Entre os que apóiam a moratória estão os próprios fazendeiros suíços, que parecem ter brilhantemente entendido que o cultivo de transgênico prejudica aos que têm interesse em continuar cultivando sementes convencionais e até mesmo orgânicas, produto que têm alta aceitação no mercado europeu. A decisão é um soco no estômago do presidente da Comissão Européia José Manuel Barroso, que vem tentando forçar os transgênicos goela abaixo dos países membros.

Por fim, um golpe de misericórdia. Mídia indiana comenta declaração da própria Monsanto, que em caso único em sua história, finalmente admite que sua tecnologia é falha. A multinacional que monopoliza a tecnologia de modificação genética de sementes, confirmou que a espécie de algodão inserida no país não elimina a necessidade do uso de pesticidas, como o prometido. Insetos e pragas na Índia desenvolveram resistência à semente. A notícia foi comentada pela coordenação de transgênicos do Greenpeace na Índia.

http://www.greenblog.org.br/


Comentário do blog:

O homem está modificando itens importantes que compõe o ecossistema e toda a cadeia na natureza. Não sabemos as conseqüências disso...




Os transgênicos são produtos modificados geneticamente, o que poderá ocorrer a quem deles se alimentar? O que poderá ocorrer na natureza que será influenciada por esses produtos? Na genética existem segredos que o homem ainda não descobriu, mas que a ganância alienada está nos levando às verdadeiras situações calamitosas.


Podemos fazer uma comparação empírica, mais real, hoje se usa muito mais agrotóxicos e pesticidas do que anos atrás, chegamos ao absurdo de usar toneladas desses produtos que nos está envenenando a todos.. Num passado não muito distante plantavam-se as culturas adubadas com esterco de animais. A maioria dos produtos agrícolas era orgânica, mas queriam mais produção e não qualidade saudável. Optaram por mais produção aplicando novos produtos químicos e isso nos levou a consumir alimentos duvidosos sem garantia alguma para nossa saúde.




E os transgênicos estão indo para o mesmo caminho, se optarmos pela produção e não pela segurança para nossa saúde e meio ambiente o resultado será temeroso.




O resultado fatalmente será um circulo vicioso, pragas se tornando mais resistentes obrigando o uso de produtos mais potentes para combatê-las, mas até quando os seres humanos e toda a vida resistirão a esse envenenamento continuo.

Nenhum comentário: