17 de julho de 2011

José Bonifácio-SP sofre de novo com o SUFOCO das queimadas nos canaviais: A irresponsabilidade continua...!

Hoje, dia 16/07/2011 eu dirigia pela Avenida Campos Sales na cidade de José Bonifacio-SP quando  notei que sol escurecia, mas era um dia sem nuvens. Estamos vivendo um tempo seco, a chuva foi embora...

Segundo o SIGAM - Sistema Integrado de Gestão Ambiental - SMA/CBRN a umidade relativa do ar nesse dia 16/07/2011 foi de apenas 25% (Região dministrativa de São Jose do Rio Preto-SP.)

Olhei para o horizonte e vi a causa: novamente a maldição das queimadas da palha da cana ou queimadas nos canaviais. O Sufoco estaria recomeçando...

As pessoas já sofrem com o clima árido, o cheiro ardido destas queimadas que infelizmente jamais ficaremos livres, mesmo que cumpram as leis, proibição por causa da umidade do ar, mesmo que haja mortes de animais e de pessoas. Mesmo que mecanizem as lavouras. Os incêndios irão ocorrer, pois é uma cultura altamente inflamável que somando com o clima seco fatalmente isso irá sempre acontecer.



O nosso horizonte de uma região próspera agora está vendo o retrocesso.

Campos que antes eram verdes e enchia nossos olhos com plantações de arroz, milho, café, algodão, criação de gado, agora domina a cultura feia e nociva da cana de açúcar, que alem de poluir a atmosfera com suas queimadas já vem contaminando o aguifero guarani uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo com uso excessivo de agrotóxico.

O governo perde tempo em não planejar um zoneamento agrícola para o Estado de São Paulo, pois tem uma grande densidade demográfica justamente onde concentra a monocultura da cana de açúcar que coincidentemente é um fator negativo a saúde dessa mesma população.

Agora à noite o ar está irrespirável, as luminárias dos postes estão ofuscadas pela fumaça escondida pela noite, sofremos com isso... Cadê as autoridades que elegemos para nos defender? Cadê a justiça que confiamos? Até quando ficaremos aqui como cordeiros à espera das enfermidades que essa poluição possa causar.

Antes que sejamos tosquiados temos uma das maiores armas que a democracia ainda nos permite: eleger realmente quem nos quer bem. Se isso não for possível, cabe apenas devolver o mesmo tratamento que os políticos nos impõem, jogar nosso voto na lata do lixo...

Vejam as fotos no tamanho original clicando sobre elas:




Vejam mais fotos, clique aqui: ALDEIA MUNDUS II 


 
Postar um comentário