14 de outubro de 2011

PODAS DE ÁRVORES.-José Bonifacio-SP








As árvores das fotos acima  estão na av. Joaquim Moreira, próximo a Associação Atlética do Banco do Brasil (BB), aqui em José Bonifácio (SP).


Achei que estava vendo uma miragem, pois a maioria das árvores de José Bonifácio-SP, estão sendo podadas incorretamente.


Nessas fotos está um bom exemplo como devemos tratar nossas amigas, as podas devem ser feitas eliminando os galhos doentes e os que não estão à vista do sol para que a fotossíntese funcione bem (produção de açucares=alimento).


Os galhos que ficam a sombra funcionam como parasitas, pois consome sem produzir a seiva comum a toda a planta, portando devem se suprimidos junto com os galhos doentes e já secos.


Os galhos que recebem diretamente luz do sol ficam dessa forma responsáveis por toda produção de alimentos (seivas) que planta necessita.


Assim o ato de suprir os galhos de uma árvore nunca deve ser aleatoriamente, deve seguir as técnicas de podas para que todos os galhos recebam a mesma intensidade de luz, se NÃO o fizer irá causar desequilíbrio na fotossíntese nessa planta. Comprometendo a produção de alimentos ( seivas da planta) que a planta necessita. E essa produção desigual da seiva enfraquece a planta favorecendo a incidência de doenças, necroses dos galhos, tronco e a morte.


"Vamos fazer uma experiência simples: cubram uma planta com uma lona escura e veja o que acontece, mesmo que ela seja irrigada não irá sobreviver. Isso porque todos os galhos dessa planta necessitam da luz para fotossíntese."


A poda mesmo que seja feita do modo correto pode trazer outro malefício à planta, se no ato da supressão dos galhos não for feito com instrumentos afiados ou de modo desastrado venha causar fissuras e rachaduras profundas no tronco da planta, isso vem tirar a chance de defesa microbiano dessa planta.


Concluindo como todos os seres vivos as plantas também necessitam de muito cuidado e carinho, para que se tornem indivíduos saudáveis e com muita beleza.


Quem não exige o bom corte de cabelo?

Clique no link abaixo e vejam um estudo que encontrei no site da Secretaria do Meio ambiente do Estado de São Paulo sobre o assunto.

Veja mais sobre podas de plantas clicando aqui.

Veja também no blog  : http://aldeia.mundus.zip.net  



Postar um comentário