4 de maio de 2022

5 Sintomas da arritmia cardíaca!

  

https://www.facebook.com/drrobertoyano

VÍDEOS NO YOUTUBE 

✔ Link para agendamento de Teleconsulta

Sinal Número 1. 
.
Esse é clássico. A Palpitação. Essa palpitação pode apenas alguns segundos, mas existem casos que incomodam o paciente os dias, as vezes até semanas. O eletrocardiograma é um exame simples que faz o diagnóstico se o paciente estiver com a palpitação no momento do exame. Caso seja algo esporádico, o diagnóstico pode ser feito através de outros exames, como o Holter de 24 horas, por exemplo. O holter nada mais é que um aparelho de eletrocardiograma que fica conectado a você durante 24 a 72 horas. Durante esse período, ele armazena todo o ritmo do seu coração. Esse exame é importantíssimo. Nós colocamos esse aparelho na nossa clínica, já laudei mais de 20 mil exames de holter nesses 13 anos de médico.
. 
Sintoma Número 2. 
Desmaio ou sensação de desmaio. Chamamos de síncope ou pré- síncope. A síncope ocorre quando acontece uma diminuição do fluxo de sangue para o cérebro. Ocorre uma perda abrupta da consciência, perda do tônus muscular e normalmente o paciente recobre a consciência espontaneamente e rapidamente. Você já viu alguém desmaiar? Comenta aqui que quero saber. Como foi? É como se a pessoa ficasse sem força, flácido. Cai no chão se não tiver ninguém para segurar e recupera espontaneamente. A maioria das síncopes são benignas. A minoria pode ser decorrente de alguma arritmia cardíaca, podendo ser graves e até levar a morte. Existem síncopes relacionadas a palpitações e síncopes relacionadas as bradicardias e aos bloqueios do coração. Vou falar jajá com vocês sobre o principal sinal do bloqueio cardíaco que leva ao desmaio. Mas antes, você está gostando do vídeo? . Então curte e compartilha ok? Vamos salvar o mundo. Pessoal, O mais importante é lembrar que se você tem sensação de desmaio ou se já desmaiou, o cardiologista deve afastar arritmias cardíacas e alterações estruturais do coração. Está certo? Lembre-se o desmaio, a síncope é um sintoma em que o cardiologista é o primeiro médico que você deve procurar ok? 
.
Sintoma Número 3. 
Falta de ar Normalmente as arritmias graves causam falta de ar associada ao aceleramento dos batimentos cardíacos. Fica atento. Falta de ar é um sinal que deve ser investigado sempre. Pode ser sinal de várias doenças. Não de arritmia, mas de outras doenças cardiovasculares como infarto, insuficiência cardíaca, pneumopatias, como pneumonia ou tromboembolismo pulmonar, por exemplo. Então nunca é normal sentir falta de ar ok? Vejo sempre o pessoal me perguntando: doutor, sentir falta de ar é normal? Claro que não né. Procure sempre um médico para avaliar.
.
Sintoma Número 4. 
Falhas ou batimentos lentos. Na verdade o que chama atenção é a sensação de desmaio ou mesmo o desmaio. Antes, a pessoa pode sentir uma fraqueza, um enjoo e percebe que tem algo estranho. Coloca a mão no pulso contralateral e percebe que seus batimentos e estão muito devagar, dando pausas. Ou pega o oxímetro e vê que está batendo 35 batimentos por minuto. Se sempre está ficando abaixo de 50 batimentos por minuto, o cardiologista deve te avaliar ok? O paciente pode ter somente a bradicardia sinusal, mas pode também estar ocorrendo algum bloqueio mais grave no coração. Os bloqueios têm várias causas. Pode ser causado por medicamentos, por cardiopatias, como um infarto prévio ou uma insuficiência cardíaca, e também pelo próprio envelhecimento natural do coração. Se você perceber que os batimentos estão lentos, procure o seu cardiologista ok? Já tive pacientes que relataram desmaios ou sensação de desmaio e no eletrocardiograma de urgência não havia nenhuma falha, nenhuma pausa. E quando esse paciente foi ao meu consultório para continuar a investigação porque esses sinais e sintomas ainda persistiam, colocamos o aparelho de HOLTER de 24 horas e conseguimos ter o diagnóstico de alguma bradicardias com indicação de marcapasso. Isso é muito comum acontecer. Dependendo do grau de bloqueio do coração é necessário realizar o implante de marcapasso.
Sintoma Número 5
 Dor no peito. Toda dor no peito deve ser investigada. Se você tem dores no peito, não importa se é do tipo aperto, do tipo pontada, queimação, com ou sem falta de ar, com ou sem aceleramento do coração. Você precisa consultar com o seu cardiologista. Outra pergunta que sempre recebo e que quero que esteja ciente! Dor no peito NUNCA é normal ok? Sempre deve ser investigada!


Nenhum comentário: